Autora: Tara Westover
Editora: Bertrand
Classificação: 5/5
Comentário sobre o livro “Uma Educação”
O livro “Uma Educação” é uma biografia da autora, que descreve a sua vida desde a infância, até ao momento do seu doutoramento. O percurso académico de Tara é deveras extraordinário: depois de só ter começado a frequentar a escola aos 17 anos, e considerando todo o seu contexto familiar, mesmo assim alcançou um doutoramento em Cambridge!
À medida que o lia evocava com frequência o estilo de Mark Twain. Sim, este livro é tão bom quanto isso!
Buck’s Peak
Ao longo do livro é difícil evitar a curiosidade sobre o lugar exato onde se passa a ação. Nada que uma busca no google não resolva! Salt Lake City fica a cerca de 160 km a sul de Buck’s Peak. Olhando no mapa é fácil apercebemo–nos de quão isolado fica aquele lugar, perdido no sopé da montanha.
Um pouco ao lado de Buck’s Peak encontra-se a pequena povoação de Clifton, onde se podem ver algumas sucatas. Este é um lugar isolado, que a mim me fez evocar as comunidades fechadas dos Amish e retratadas em filmes como “Footloose”.
Doença mental
Ao longo do livro, Tara refere as suas suspeitas de doença mental do pai e da mãe, de uma forma direta. Parece-me ainda que outros membros da família sofrem em algum grau de doença mental cujos sintomas passam por megalomania, fanatismo e até violência. O trabalho desprotegido no desmonte de veículos, na minha ótica, poderá ter agravado a situação, senão mesmo tê-la originado, por exposição a produtos neurotóxicos.
Paradoxo
É inspirador a forma como Tara descreve o seu percurso educacional. Ela passou de uma educação informal, baseada em escritos religiosos para uma educação formal baseada na dúvida sistemática e em princípios científicos. E, em paralelo, conta-nos todo o seu processo doloroso de libertação.
Só mesmo uma inteligência muito aguçada conseguiria atingir o nível que Tara atingiu. Admirável!
De certa maneira fiquei com a sensação que o livro é mais um momento de catarse de Tara.
Conclusão
“Uma educação” é um livro escrito de forma brilhante. Conta uma história verídica admirável, intensa e absorvente. Vale bem a leitura.