Cada um dos meus Pais veio de um canto de Portugal. Não é difícil, visto o país ter quatro cantos 🙂 .
Meu Pai nasceu em Paderne, no Algarve, nos idos de 1940. Por várias vezes conta a pobreza em que vivia a família, o que os levou a partir para a Capital.
O primeiro da família a chegar a Lisboa foi o irmão mais velho do meu Pai. Dormia e trabalhava numa merceeiria. O meu Avô chegou em seguida, para viver em Cascais, onde trabalhava. Mais tarde chegou a minha Avó com os outros filhos.
O meu Pai, por generosidade de uma família abastada de Cascais, estudou no Colégio dos Salesianos. Nessa altura, Cascais era uma aldeia piscatória e ele, de manhãzinha, ajudava frequentemente os pescadores a descarregar o peixe.
Dois dias antes da minha Mãe nascer, a minha Avó apanhou o comboio de Mação para Lisboa, para se reunir ao meu Avô. Era o ano de 1947 e a minha Avó, antes de partir, ofereceu o guarda-chuva porque pensava que em Lisboa não chovia… Primeiro viveram nas Avenidas Novas, um bairro onde, na altura, as famílias vindas do interior do país viviam em pequenos apartamentos. Estudou no colégio das irmãs de São José de Cluny.
A dada altura, ambas as famílias se mudaram para a Pontinha, em Loures, para prédios de habitação social e, finalmente, foi aí que os meus Pais se conheceram.
Meu amados Pais, um abraço muito apertado para vocês.